CBIOL realiza aula magna para abertura do semestre 2023.1

Março 13, 2023

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPG-CBIOL da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP realizou na manhã desta segunda-feira, 13, a aula magna do semestre 2023-1. O evento contou com a palestra “Análise epidemiológica da ocorrência da leishmaniose visceral em Belo Horizonte, Minas Gerais", ministrada pela professora Mariângela Carneiro. Cerca de 40 alunos e docentes do CBIOL participaram da aula que aconteceu de forma remota.

Durante a palestra, Mariângela contou sobre a história de sua pesquisa que vem sendo realizada ao longo de 30 anos e trouxe dados importantes, dentre eles, destaca-se o fator socioeconômico: “Nos estudos em epidemiologia é possível mostrar o processo de saúde e doença e suas diferenças no espaço, no tempo e as diferenças entre as pessoas. O que faz as pessoas adoecerem, se infectarem, e até morrerem? Quando a gente trabalha com doenças populacionais, podemos ver essa desigualdade”, comenta.

A pesquisadora reforça ainda que “o principal problema da leishmaniose é que ela urbanizou e que os esforços dos programas de controle não têm sido suficientes para interromper toda a transmissão da doença”. Ela diz que, apesar de em Belo Horizonte o número de casos ter reduzido, no Brasil, a leishmaniose  tem uma distribuição, às vezes, epidêmica. Ou seja, o número de casos é muito grande num curto período, depois reduz e fica endêmica.

Ao final da palestra as coordenadoras do CBIOL, Camila Carrião e Paula Melo de Abreu se reuniram com os alunos para dar as orientações sobre o semestre.

Conheça a palestrante

Mariângela Carneiro é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (1977). O Mestrado (1981) e o Doutorado (1992) foram realizados no Departamento de Parasitologia, na área de Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias também na UFMG. Realizou o Pós-Doutorado (1997-1998) na Johns Hopkins University, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Epidemiology Department. É professora titular aposentada da UFMG, Área de Epidemiologia, Departamento de Parasitologia. Além disso, atuou na Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP como professora visitante junto ao CBIOL.