Histórico

 

 

  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPG-CBIOL) é oferecido pelo Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB) da UFOP. O NUPEB foi formalmente institucionalizado em 1994 como parte da estratégia utilizada pela UFOP para facilitar a implementação e consolidação da pesquisa científica na área de Ciências Biológicas e Biotecnologia. O PPG-CBIOL iniciou suas atividades há 23 anos, com a aprovação do Mestrado em 1998 (Conceito 3), tendo como missão naquele momento, catalisar e coordenar atividades de ensino de Pós-Graduação e de pesquisa em diferentes áreas das Ciências Biológicas na UFOP. O PPG-CBIOL foi a primeira iniciativa da UFOP para a criação de programas de pós-graduação de toda a área de Ciências da Vida. Portanto, sua criação é considerada pela instituição como um marco na formação de recursos humanos na área de ciências biológicas na UFOP. Em 2004, o CBIOL teve aprovado o doutorado, passando ao conceito 4. Três anos após a aprovação do Doutorado, na avaliação de 2007, o Programa obteve conceito 5. A partir da criação do doutorado, o programa se consolidou ao longo das últimas duas décadas progredindo substancialmente, culminando com a elevação pela CAPES para a Nota 6 durante o quadriênio 2013-2016 (quando foi o único programa nota 6 na instituição), demonstrando o quão acertada foi a estratégia adotada. Graças aos esforços de seu corpo docente e discente, passou atrair também estudantes de outros países como: Nepal, Portugal, Colômbia, Venezuela, Guatemala entre outros. Atraiu ainda pesquisadores sêniores através do extinto programa Ciências Sem Fronteiras procedentes de: Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha.
    No entanto, no último quadriênio o programa teve seu conceito reduzido para 5, o que nos levou a realizar uma série de reuniões para discutir, refletir e reorganizar o nosso programa com o objetivo de retomar a posição anteriormente alcançada, consolidá-la no próximo quadriênio e continuarmos neste processo rumo a mais alta qualificação.
    A mudança mais importante envolveu a reformulação das áreas de concentração do programa. Até o ano 2018, o PPG CBIL, em função da diversidade de formação dos docentes e de sua natureza multidisciplinar, possuía três áreas de concentração: 1) Bioquímica Estrutural e Biologia Molecular; 2) Bioquímica Metabólica e Fisiológica e; 3) Imunobiologia de Protozoários, cada uma com linhas de pesquisa muito bem definidas, apresentando um equilíbrio no número de docentes em cada área. No entanto, após diversas reuniões do colegiado entre 2017/2018, e uma assembleia geral em setembro de 2019 com a participação de todos os professores do programa, decidimos reestruturar as áreas do PPG CBIOL. Desta forma, a partir de março de 2020 o programa passou a ser constituído por duas áreas: 1) Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular e 2) Doenças Infeciosas e Parasitárias. Esta atualização nas áreas de concentração, faz parte da articulação do PPG CBIOL que se empenhou por meio de um projeto estratégico de reformulação com objetivo de retomar ao conceito 6 pela CAPES. Além disto, com o olhar para o futuro o PPG CBIOL busca refinar o engajamento de suas áreas de concentração com a atualidade (contemporaneidade) conferindo tanto coerência como aderência para suas linhas e projetos de pesquisa em torno dos objetivos central e específicos do programa.