LINHAS DE PESQUISA POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular
Regulação cardiovascular, equilíbrio hidroeletrolítico e comportamento
Estudos da regulação cardiovascular central e periférica, do equilíbrio hidroeletrolítico e do comportamento sob diferentes condições e tratamentos (i.e.: distúrbios cardiovasculares e nutricionais, intervenções nutricionais e farmacológicas, estresse e exercício físico).
Estudos bioquímicos, moleculares, fisiológicos e marcadores de risco para doenças crônicas, infecciosas e agravos
Identificação, determinação e avaliação dos mecanismos moleculares, bioquímicos e fisiológicos e de fatores de risco biológicos e ambientais para doenças transmissíveis e não transmissíveis dentro do contexto multifatorial da causalidade em modelos humanos e experimentais.
Neurobiologia das emoções
Esta linha de pesquisa está direcionada para avaliação da influência de fatores internos e/ou externos nas vias centrais e autonômicas em contexto de repouso e de estresse emocional, tanto em humanos quanto em animais.
Doenças Infecciosas e Parasitárias
Imunopatologia de doenças infecciosas e parasitárias
Estudos dos aspectos biológicos e imunológicos de doenças infeciosas e parasitárias, de seus vetores e da interação com os hospedeiros em diferentes modelos experimentais.
Biologia, ecologia e epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias e seus vetores
Estudos dos aspectos biológicos e epidemiológicos das doenças parasitárias e arboviroses e seus vetores/hospedeiros.
Desenvolvimento e avaliação de drogas e imunobiológicos em doenças infeciosas e parasitárias
Avaliar novas estratégias quimioterápicas ou imunoquimioterápicas para o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias empregando substâncias bioativas, citocinas associadas ou não fármacos clássicos e modernos.
Biomarcadores para diagnóstico e prognóstico em doenças infecciosas e parasitárias
Avaliar novas estratégias para o desenvolvimento de biomarcadores para diagnóstico e prognóstico das doenças infecciosas e parasitárias empregando ferramentas como proteômica e bioinformática.