LINHAS DE PESQUISA POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular
Bioquímica de peptídeos e proteínas
Estudo de estruturas de peptídeos e proteínas visando o desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Bioquímica-Estrutural-Funcional de processos patológicos e organismos.
Biologia molecular e transdução de sinais em eucariotos e agentes infecciosos
Estudos moleculares de vias de sinalização em modelos eucariotos e agentes infecciosos e estudos de identificação genética e caracterização molecular destes agentes.
Ação bioquímica e fisiológica de alimentos, nutrientes e fitoterápicos
Estudos bioquímicos e fisiológicos do efeito e dos mecanismos de ação de alimentos, componentes de alimentos, nutrientes e fitoterápicos em modelos experimentais e humanos.
Regulação da função cardiorespiratória em diferentes modelos
Estudos dos mecanismos de regulação cardiovascular periféricos e pelo sistema nervoso central, principalmente, em situações de alteração do estado nutricional de ratos (i.e. desnutrição e obesidade).
Neurobiologia das emoções
Esta linha de pesquisa está direcionada para avaliação da influência de fatores internos e/ou externos nas vias centrais e autonômicas em contexto de repouso e de estresse emocional, tanto em humanos quanto em animais.
Estudos bioquímicos, fisiológicos e marcadores de risco para doenças crônicas, infecciosas e agravos
Identificação, determinação e avaliação das interrelações de fatores de risco biológicos e ambientais para as doenças transmissíveis e não transmissíveis dentro do contexto multifatorial da causalidade.
Modulação por desequilíbrio redox em sistemas biológicos
O propósito dessa linha é investigar os mecanismos de estresse e dano oxidativo, através de enzimas antioxidantes, espécies radicalares nos diferentes tecidos ou modelos experimentais.
Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e do comportamento ingestivo
Esta linha de pesquisa busca compreender os mecanismos envolvidos no controle do equilíbrio hidroeletrolítico, sua interação com o sistema cardiovascular, bem como os mecanismos centrais envolvidos.
Doenças Infeciosas e Parasitárias
Genômica, transcrissômica e proteômica de agentes parasitários e infeciosos
Conceitos e metodologias atuais em diferentes modelos experimentais para identificação de marcadores moleculares para diagnóstico e tratamento de doenças; e na avaliação do efeito de drogas e terapias e no desenvolvimento de processos biotecnológicos.
Biologia e epidemiologia das doenças infeciosas e parasitárias e seus vetores
Estudos dos aspectos biológicos do T. cruzi e de Leishmanias e seus vetores em diferentes modelos e de aspectos epidemiológicos das doenças, hospedeiros e vetores.
Imunologia de protozoários
Estudos dos aspectos biológicos e imunológicos do Trypanosoma cruzi e de Leishmania, de seus vetores e da interação com o hospedeiros em diferentes modelos experimentais.
Desenvolvimento e avaliação de drogas e imunobiológicos em doenças infeciosas e parasitárias
Avaliar novas estratégias quimioterápicas ou imunoquimioterápicas que para o tratamento de protozoozes empregando substancias bioativas, citocinas associadas ou não a leishmanicidas ou triponossomacidas clássicos e modernos.