A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou hoje (2) o resultado da chamada 03/2019 – Programa de apoio a instalações multiusuários (Facilities): Apoio a redes de compartilhamento de equipamentos e instalações para pesquisa. Ao todo, 60 propostas foram submetidas para concorrência. Destas, 28 foram aprovadas, o que equivale a um investimento de mais de R$19,96 milhões.
O objetivo da iniciativa é apoiar o funcionamento de instalações multiusuários já existentes nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTs MG) e induzir o seu compartilhamento para o apoio a pesquisas em desenvolvimento. As propostas aprovadas são oriundas de oito instituições: universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF), Alfenas (Unifal), Ouro Preto (Ufop), Lavras (Ufla), São João Del-Rei (UFSJ) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite).
Dentre as 04 propostas aprovadas pela UFOP, 02 são de Laboratórios Multiusuários do NUPEB: LMU de Microscopia e LMU de Citometria.