CBIOL realiza Aula Inaugural para alunos do semestre 2022.1

Março 24, 2022

Na manhã dessa quarta-feira, 23 de março de 2022, o Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da UFOP realizou aula inaugural para os alunos ingressantes do semestre 2022.1. A ocasião foi marcada pela palestra ministrada pelo egresso do CBIOL, Bruno Mendes Roatt, que abordou o tema “Novas Ferramentas para Desenvolvimento de Vacinas: Experiência nas Leishmanioses aplicada à Covid-19”.

Abertura da Aula

O evento aconteceu de forma on-line, via Google Meet e reuniu cerca de 60 pós-graduandos do CBIOL. Na oportunidade, Bruno Roatt falou sobre suas experiências na área de pesquisa sobre vacinologia da UFOP e sobre sua trajetória como pesquisador.

“Essa palestra será também um pouco motivacional, para mostrar para vocês o quão é importante fazer uma pós graduação bem feita e de qualidade. Tenho certeza que vocês terão o caminho aberto aqui no CBIOL para conduzir as suas atividades de pesquisa”, afirma Roatt.

O farmacêutico bioquímico iniciou suas atividades acadêmicas na UFOP em 2002 e desde a graduação se interessou pela pesquisa, participando ativamente da Iniciação Científica. Em 2008, Bruno entrou para o CBIOL, onde concluiu o Mestrado, o Doutorado e o Pós Doutorado com ênfase em Imunopatologia de Protozoários.

Bruno diz que sempre se interessou pela ciência. “Eu sempre gostei muito da pesquisa e foi por esse caminho que eu resolvi trilhar minha carreira acadêmica-científica. Comecei a trabalhar nos laboratórios da Universidade como voluntário, pois na época tínhamos pouquíssimas bolsas de iniciação científica. Mas nesse período eu aprendi muito e foi uma fase de muitas descobertas”.

Desde suas primeiras pesquisas, Bruno trabalha com as Leishmanioses . Ao longo da palestra ele apresentou alguns de seus artigos sobre o tema e mostrou como estes estudos contribuíram para o uso de novas ferramentas para o desenvolvimento de uma vacina contra Covid-19.
Professor falando

De acordo com o palestrante, em 2020 a CAPES abriu um edital (nº11) para o Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias e Pandemias (Fármacos e Imunologia) com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa, no âmbito dos Programas de  Pós-Graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento da Covid-19.

Ainda segundo Bruno, foi nesse período que o grupo de pesquisa de vacinologia da UFOP, por meio do Laboratório de Imunopatologia, propôs o desenvolvimento do projeto “Vacinologia racional: utilização da imunoinformática para rastreamento e identificação de epítopos de células B e T para construção e validação de candidatos vacinais contra a Covid-19”. A partir de então, o grupo vem trabalhando suas experiências com as tecnologias voltadas às Leishmanioses para agregar nas pesquisas para desenvolvimento de vacina contra Covid.

Bruno confessa que essas pesquisas têm sido enormes desafios. “Infelizmente o Brasil não investe tanto em ciência quanto outros países, então temos que caminhar devagar. Os recursos são escassos, mas estamos lutando e trabalhando muito para que nossa Universidade e nosso Programa seja o idealizador de uma vacina contra Covid-19”.